CURSOS

CURSOS DA ETEC

Cursos oferecidos pela ETEC

Em tempos atuais, os jovens estão envolvidos com as mais diversas ocupações. Encontrar alunos dedicados, com vontade de realizar diferentes atividades, não é comum. Basta estar atento às notícias, para verificar que a escola deixou de ser um local respeitado, um templo. Hoje em dia o que se observa, é que as prioridades e valores estão mudados e em muitos casos, há ausência de valores.

Na ETEC de Hortolândia, os alunos realizam as mais diferentes atividades com muita criatividade. Seus trabalhos, apresentações e projetos, são tão bem elaborados, que sempre surpreendem. Isso é uma constante em todos os cursos oferecidos pela escola.

O que faz a ETEC de Hortolândia ser diferente? A união dos professores, alunos e funcionários estarem numa mesma sintonia, acreditando que é só querer, acreditar e a vontade de fazer acontecer.

Rubem Alves (educador, escritor, psicanalista e professor emérito da Unicamp) diz: “Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas".

“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.

Como é bom fazer parte de uma das “escolas que são asas”, pois assim imagino ser “nossa” escola. Os alunos estão sendo encorajados a voar, e o mais gratificante, é que quando da volta desse vôo, eles nos possam contar o quanto valeu fazer parte da ETEC de Hortolândia.